RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Responsabilidade Socioambiental / 3 R´s:


Você sabia que cada pessoa produz, em média, cerca de 5 kg diários de lixo...? E seu destino é muitas vezes as lixeiras com a conseqüente contaminação das águas e dos solos?

   Quando acordamos, usamos desde pasta de dente até o vidro de perfume. No café-da-manhã, tem a caixa do leite, o coador de papel, as cascas de frutas...

   Todos os dias, nesse mundo apressado, em casa ou no trabalho, usamos cada vez mais produtos descartáveis - que duram pouco e são jogados fora - para ganhar tempo e diminuir o trabalho de limpar ou reaproveitar. Agindo dessa maneira, produzimos montanhas de lixo, sujando nossa rua, bairro e cidade, sem contar os insetos e animais que o lixo atrai, trazendo doenças.

REDUZIR
   A propaganda e o nosso modo de vida valorizam o consumo do novo, do descartável e do supérfluo. Consumimos além do necessário às nossas necessidades. Por isso, temos que reduzir o desperdício. Diminuir a quantidade de lixo que produzimos. Reduzir o consumo de supérfluos, descartáveis, embalagens, etc. e eliminar os desperdícios significa mais que economia de dinheiro, possibilita economizar bens da natureza e espaço em depósitos de lixo, além de demonstrar consciência e responsabilidade ambiental.

   A principal forma de colocar esta atitude em prática é planejar nossas compras lembrando que tudo o que compramos, mais cedo ou mais tarde, irá parar no lixo.

DICAS
- Fazer uma lista de compras antes de sair de casa para evitar compras desnecessárias.
- Evitar produtos descartáveis.
- Evitar empacotamentos desnecessários, levando ao supermercado ou feira a própria bolsa de compras.
- Comprar sempre produtos duráveis e resistentes.
- Preferir alimentos frescos, não embalados.
- Sempre que possível, substituir o papel comum por papel reciclado.
- Utilizar pilhas recarregáveis ou alcalinas, que poluem menos.
- Recusar folhetos de propaganda que não forem de seu interesse. Racionalizar o consumo de papel.
- Preferir comprar os produtos que tenham refil. 
REUTILIZAR
   Reutilizar é prolongar a vida útil dos produtos em sua função original ou dando-lhes novo uso. Há diversas utilidades para materiais que poderiam virar lixo. Um pote plástico pode servir para acondicionar alimentos ou para fazer arte, por exemplo. Antes de jogar algo fora, é importante refletir se pode ser conservado ou consertado. Ou, ainda, se alguém pode aproveitar o que é considerado como "lixo".
 
DICAS
- Doar roupas, móveis, aparelhos domésticos, brinquedos etc. que possam ser reaproveitados por outros.
- Levar o lanche ou almoço em um recipiente que possa ser lavado e reutilizado.
- Separar e reutilizar embalagens de presente, potes de vidro, caixas de ovos, papel de embrulho etc.
- Usar o outro lado das folhas de papel já utilizadas para rascunhos e blocos de anotação.
- Reutilizar envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e do destinatário.
- Aproveitar os resíduos para fazer arte e artesanato.
- Em casa usar embalagens de vários tipos para armazenar outros produtos, como exemplo, usar frascos de vidros, embalagens plásticas para guardar lápis e canetas.
RECICLAR
   Depois de reduzir e reutilizar ainda sobraram resíduos, é hora de separá-los e encaminhá-los para a fabricação de novos produtos. Reciclar é uma forma de valorizar um material que já foi utilizado, transformando-o noutro material útil.

   A reciclagem é a transformação de certos materiais - como plásticos, vidros, papéis e metais - em matérias-primas para a produção de coisas novas.

   A reciclagem é importante porque diminuímos a quantidade de lixo que vai para o tratamento final nas estações de tratamento de lixo e, principalmente, porque reduz o consumo de matérias-primas e energia durante a atividade produtiva, economizando recursos financeiros e materiais.

   Os 3 R's devem ser utilizados nesta ordem: primeiro se Reduz para depois se pensar em Reutilizar e Reciclar.

Marcas Comercializadas:

  • Vipal
  • Continental
  • General Tires
  • Novateck
  • Locomotiva
FM Pneus
Todos os direitos a Rede FM Pneus - 2013
Produzido por BRSIS